Pular para o conteúdo
Início » KAEL VITORELO

KAEL VITORELO

    Menina Rei, 2020. Colagem e grafite sobre papeis diversos e pintura digital. 80 x 33 cm. Técnica mista. [2560X1067 px]

    NOME:

    Kael Vitorelo

    LOCAL:

    São Paulo – SP

    LINKS:

    https://www.instagram.com/vitorelo.art

    https://www.facebook.com/vitorelo.art

    www.twitter.com/vitoreloart

    BIOGRAFIA:

    Vitorelo é artista, designer e pesquisadora. Mestre em Semiótica pela PUC-SP, onde pesquisou quadrinhos experimentais e resistência política. É autora do zine Tomboy, um manifesto de gênero em quadrinhos, autopublicado no Brasil e publicado em Portugal pela Sapata Press. Foi contemplado pela Mostra Diversa em 2019 e suas ilustrações ampliadas foram expostas no Museu da Diversidade Sexual. Autora de TILT, uma narrativa gráfica experimental sobre enxaqueca, usando desenhos, pintura, colagens de ressonância magnética e outras técnicas. Abordando temas como dor crônica, ansiedade, depressão e religião, foi finalista do Prêmio Dente de Melhor História em Quadrinhos e indicado ao Prêmio Grampo. Atualmente integra grupos de pesquisa sobre gênero e teoria queer, além de trabalhar em projetos artísticos autorais. Atende a clientes do mercado editorial e publicitário e é colunista do portal Mina de HQ.

    CURRÍCULO:

    • – Mestrado em Comunicação e Semiótica com bolsa CAPES/CNPq (PUC-SP).
    • – Pós-graduação em Animação (Senac-SP).
    • – Graduação em Comunicação e Multimeios (PUC-SP).
    • – Menção Honrosa no 23º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
    • – Série de ilustrações “Coisa de Mulher”, veiculada na internet e exposta em diversos locais pelo país como a Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo e a Prefeitura de Caxias do Sul, além de usado como material de debate em escolas.
    • – Diretora e produtora do documentário “Mulheres Desenhadas”, selecionado para mostras como o 26º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, a IV Mostra Audiovisual Internacional do Curta o Gênero, a IX Mostra Curta Audiovisual Campinas, e o 25º Encontro Nacional de Estudantes de Design.
    • – Co-fundadora e co-editora da Revista Farpa, sobre jornalismo, pesquisa, artes e quadrinhos de mulheres. – Equipe de arte da série animada “Vivi Viravento”, criado por Alê Abreu.
    • – Finalista na Categoria História em Quadrinhos do Prêmio Dente de Ouro pela hq “TILT”.
    • – Indicação ao Prêmio Grampo 2019 pela hq “TILT”.
    • – Diretora de arte do projeto de série animada “Menina 2D”, de Peripécia Filmes.
    • – Educadora sobre temas como quadrinhos autorais, mulheres nos quadrinhos e animação.

    OBRAS:

    COMO CITAR O MUTHA?

    O MUTHA é uma obra artística e um projeto científico autoral de Ian Guimarães Habib. Por esse motivo, o MUTHA deve ser citado junto de sua autoria, a partir da seguinte obra:

    HABIB, Ian Guimarães. Corpos Transformacionais: a transformação corporal nas artes da cena. São Paulo: Ed. Hucitec, 2021.