NOME:
Tahak Lamen
LOCAL:
Brasília, DF
LINKS:
https://drive.google.com/file/d/1JI_xY_Eqo_WdLOtuMXvNrGhQI00MKoZj/view?usp=sharing
BIOBRAFIA:
Meu trabalho envolve minha espiritualidade, conexão com a natureza e o cosmos. Busco transmitir a mesma energia que canalizo no meu processo de criação, uma forma de transmutar e compartilhar meu EU mais profundo e inconsciente. E assim, massagear o olhar do público. Trazer o aconchego do reconhecível e, ao mesmo tempo, novo. O reencontrar de uma sensação que fora sentida mas também perdida, algo que dá saudade. Trabalho com sentimentos. Minha pesquisa se inicia no nanquim sobre papel, experiência que se mantém até hoje como lugar de afeto e conforto. Essa forma de desenhar me ensinou muito sobre composição e fluidez. A tinta líquida consegue acompanhar a velocidade da linha enquanto a desenho sem hesitação. Recentemente, incorporei as cores ao meu trabalho. Agora fazendo uso de tintas acrílicas, marcadores à base d’água e álcool, sprays (jets), recortes de papel e outras experimentações materiais. Também tenho explorado superfícies diversas, como pedaços de madeira, objetos do cotidiano e coisas outras que antes seriam descartadas, iriam para o lixo. Os elementos gráficos que aparecem nas minhas obras são reconhecidos por muitas culturas pelo mundo, sendo vistos até mesmo em ruínas e cavernas há muito não habitadas. Mas para mim, antes de qualquer significado, são resultados da ação fluida do desenhar, movida pelo desejo e pelo corpo. Dessa forma, sinto que são grafismos que me conectam ao inconsciente coletivo da humanidade. Exemplos seriam a espiral, o triângulo, o quadrado, o ponto, o ponto dentro do círculo, zigue-zagues, olhos (um dos poucos elementos figurativos), linhas que irradiam de alguma estrutura, o xadrez e escadas (cobras). Esses grafismos, são facilmente reconhecidos e entendidos como pertencentes ao mundo de quem os vê. Como formas orgânicas que lembram plantas e texturas que encontramos nas superfícies do que existe no planeta, como folhas, pedras, peles e pelos de animais, e referências aos 5 elementos, água, fogo, terra, ar e éter. Penso muito na textura do desenho, na sensação visual da linha. No peso e na densidade de informação presente em parte dessa superfície, assim como sua ausência em outra parte. Como acontece na dualidade entre o preto do nanquim e o branco do papel. A presença e a ausência de elementos, as transições entre os caminhos, a fluidez e a dança entre parcelas contrastantes da mesma unidade são sempre preocupações centrais nas minhas composições.
CURRÍCULO:
- 2020 – hoje Participação do coletivo para pessoas trans Molotov: Estéticas Sobre Cura
- 2020 Acompanhamento Crítico Profissão Artista pela galeria Pilastra (DF)
- 2019 Participação de exposição no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, Senado Federal (DF)
- 2017 – 2018 Ilustração, social media e editorial para o Coletivo Mazu no Projeto Iromia, e produção de zines
- 2017 Pesquisa em arte e artesanato no Observatório de Economia criativa do DF (OBEC-DF)
- 2017 Participação do Núcleo de Produção em Fotografia Contemporânea na Galeria Ponto
- 2017 Participação na exposição “Subir: Nada a Temer” na Galeria Ponto (DF)
- 2016 – Hoje Cursando bacharelado em design na Universidade de Brasília.