Pular para o conteúdo
Início » MAMBA NEGRA

MAMBA NEGRA

    NOME:

    Mamba Negra

    LOCAL:

    Jardim Atlântico – Olinda

    LINKS:

    https://www.instagram.com/mambanegra.jpg/

    BIOGRAFIA:

    Homem trans, Negro, Nordestino, 30 anos. João Lucas, mais conhecido como Mamba Negra é artista plástico, fotógrafo e ativista do Movimento Independente de Homens Trans de Pernambuco e iniciou sua história com a arte desde a primeira infância aonde já pintava, e na faculdade de artes cursada na UFS (Universidade Federal de Sergipe) conheceu e se apaixonou pela fotografia, onde pela primeira vez tocou numa câmera profissional. Em 2019 João Muda-se para São Paulo, onde conhece o diretor de cinema Arthur Rosa França, que, ao notar o seu talento e desejo pela fotografia ainda que com ferramentas básicas, decide dar-lhe uma chance, proporcionando uma câmera profissional para que o mesmo pudesse explorar esse talento. E, através da lente 50mm da Nikon D-90, e dos Pincéis, João descobre em seu alterego criativo “Mamba Negra” – Cobra extremamente letal da África Subsaariana, que a arte pode ser a sua maior ferramenta de enfrentamento à um mundo racista e extremamente transfóbico. Multiplicando potências e vozes dentro de sua plataforma, Mamba Negra tem como objetivo o artivismo imagético, que potencializa corpes pretes que normalmente estão a margem desta sociedade que insiste em silenciar essas existências. O veneno mais letal, é descobrir a potência dentro de si. Hotep!

    CURRÍCULO:

    • 2010 entra para a faculdade de artes visuais na universidade federal de sergipe
    • Conhece a fotografia/ 2019 através da Café Royal Art conhece o diretor de cinema Arthur Rosa França e consegue a oportunidade de explorar sua arte através do equipamento cedido pelo mesmo.

    OBRAS:

    COMO CITAR O MUTHA?

    O MUTHA é uma obra artística e um projeto científico autoral de Ian Guimarães Habib. Por esse motivo, o MUTHA deve ser citado junto de sua autoria, a partir da seguinte obra:

    HABIB, Ian Guimarães. Corpos Transformacionais: a transformação corporal nas artes da cena. São Paulo: Ed. Hucitec, 2021.