Pular para o conteúdo
Início » Zed Boió 104

Zed Boió 104

    Nome: Zed Boió 104

    Local: Aracaju – SE

    Links:

    https://www.instagram.com/zedboio/

    https://vimeo.com/zedboio104

    https://www.instagram.com/afrofutur1st/

    Biografia:

    A arte, como interferência, redefine o espaço, ao mesmo tempo em que o confronta, criando assim, não só uma ruptura no dia a dia urbano, como também apropriando-se do mesmo para dispor de questionamentos ligados à contemporaneidade. Por conseguinte, o corpo, tal igualmente como os espaços públicos físicos e digitais, são um depósito de resistências e opressões. Quando utilizado como um instrumento de comunicação, o corpo atravessa suas distintas concepções, buscando questionar limites e fronteiras da cultura e do cotidiano a ele associados, revelando assim o deslocamento dos códigos na intenção de desconstruir a realidade, os signos, os sentidos e a linguagem.

    Currículo:

    AFROFUTUR1ST (JOHNATAN REZENDE – DRT 801 SERGIPE, BRASIL), PERFORMER ARTIST, ATOR, BAILARINO, PRODUTOR, FOTÓGRAFO E VIDEO MAKER.

    EX MEMBRO DA ALPHA OMEGA THEATRICAL DANCE COMPANY DE NOVA YORK, INICIOU SUA CARREIRA ARTÍSTICA EM 2011 EM ARACAJU, SUA CIDADE NATAL, NO CURSO DE FORMAÇÃO DE ATORES ENCENA SESC/SE E NO CENTRO CUBOS DE DANÇA/SE.

    NO BRASIL, DURANTE DOIS ANOS, FOI MEMBRO DA COMPANHIA DAS ARTES TETÊ NAHAS E VIAJOU O TERRITÓRIO NACIONAL NA TURNÊ DO ‘MUSICAL O CORCUNDA DE NOTRE DAME’ CONTEMPLADO PELO PRÊMIO MYRIAN MUNIZ DE ARTES CÊNICAS. EM 2016, NO FESTIVAL NACIONAL DE DANÇA DE CAMAÇARI, COMPETIU COM UM TRIO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA COREOGRAFADO POR RODRIGO CASTELO BRANCO E CONQUISTOU NÃO SÓ O PRIMEIRO LUGAR, MAS TAMBÉM UMA BOLSA PARA O PROGRAMA INTENSIVO PRÉ-PROFISSIONAL NA JOFFREY BALLET SCHOOL EM NOVA YORK.

    REZENDE É O PROTAGONISTA DO VIDEOCLIPE DA MÚSICA ‘COMO UM DE BACAMARTE’ DO ÁLBUM ‘BRUTOWN’ DA BANDA SERGIPANA THE BAGGIOS (INDICADO AO LATIN GRAMMY AWARDS 2017). DESDE 2017, ENQUANTO RESIDIA EM NOVA YORK NOS ESTADOS UNIDOS, REZENDE FOI MEMBRO DA ALPHA OMEGA THEATRICAL DANCE COMPANY/NYC, ONDE DANÇOU OBRAS DE ELEO POMARE COMO A PEÇA ‘LAS DESENORMORADAS’ (OBRA BASEADA NO CONTO ‘A CASA DE BERNARDO ALBA’, DE FEDERICO GARCÍA LORCA) E OBRAS DE ENRIQUE CRUZ DEJESUS NO THE AILEY CITIGROUP THEATER EM COMEMORAÇÃO AOS 45 ANOS DA COMPANHIA, DENTRE OUTRAS PERFORMANCES.

    NESSA JORNADA, ELE CRIOU TRABALHOS SOLO INDEPENDENTES DE PERFORMANCE ARTE QUE PARTEM DA INTERVENÇÃO URBANA PARA A INVESTIGAÇÃO DE PERFORMANCES MULTIMÍDIA. A INTERVENÇÃO INTITULADA ‘VISTA-ME DE POESIA’ INTEGROU A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE ARTES CÊNICAS DE SERGIPE E DO ALDEIA SESC DE ARTES NO ANO DE 2016. ALÉM DE TER SIDO APRESENTADA NO CENTRAL PARK, EM NOVA YORK, EM AGOSTO DO MESMO ANO.

    EM 2017 JOHNATAN REGRESSA PARA ARACAJU ONDE DIANTE DAS SUAS INQUIETAÇÕES EM RELAÇÃO A CIDADE ELE ESTREIA SEU SEGUNDO SOLO INTITULADO ‘VULTOR’. AO RETORNAR PARA NOVA YORK JOHNATAN FOI CONVIDADO PELO CURADOR-ARTISTA JON KINZEL PARA ADAPTAR SEU TRABALHO DE INTERVENÇÃO URBANO-AMBIENTAL PARA O ESTÚDIO NO ESTÚDIO WEIS ACRES/SOHO POR MEIO DO SUNDAYS ON BROADWAY EM MAIO DE 2018.

    DESDE ENTÃO ‘VULTOR’ TEM SE TRANSFORMADO EM UM PROCESSO EXPERIMENTAL QUE O PERMITE DESCOBRIR NOVAS POTENCIALIDADES NA FUSÃO DA PERFORMANCE ARTE, TEATRO, DANÇA, VÍDEO E ARTES VISUAIS. EM 2019 JOHNATAN REZENDE INTEGROU UM GRUPO DE ARTISTAS EM ARACAJU/SE PARA A INTERVENÇÃO URBANO-AMBIENTAL ‘INFLAMÁVEIS’ QUE SERVIU DE DENÚNCIA E PROTESTO CONTRA O DERRAMAMENTO DE ÓLEO QUE ATINGIU AS PRAIAS DO NORDESTE.

    AINDA NO MESMO ANO, JOHNATAN ESTREOU EM SERGIPE O WORKSHOP VIA CORPO, FIGURA E AÇÃO, TAMBÉM PREMIADO COMO MELHOR VÍDEO TEMA-LIVRE DO FESTIVAL DO MINUTO. EM 2019 JOHNATAN FUNDOU A ZED BOIO PRODUCTION, SUA PRODUTORA AUDIOVISUAL RESPONSÁVEL PELA REALIZAÇÃO DOS TEASER ‘VIA, CORPO FIGURA E AÇÃO’ (2019) E DO VIDEO ART ‘LAPSO FINO’ (2020).

    JÁ EM 2020, ANTES DA PANDEMIA DO CORONA VÍRUS, JOHNATAN PRODUZIU EM ARACAJU/SE O EVENTO LADY BIXA, FESTA DE CELEBRAÇÃO AS IDENTIDADES E EXPRESSÕES DA COMUNIDADE E CULTURA LGTQI+.

    Obras:

    L A P S O F I N O – 1 0 ° 5 4 ’ 3 4 ” S 3 7 ° 4 ’ 2 9 ” O
    Tipo: Audiovisual
    Ano: 2020
    Local: Barra dos Coqueiros, Sergipe, Brasil
    Técnica: Realização – Johnatan Rezende; Trilha Sonora – Clister

    Sinopse: NÓS SOMOS/ESTAMOS ONDE HABITAMOS. UM POUCO DE LÁ. UM POUCO DE CÁ. AGORA. COORDENADAS 10° 54’ 34”S 37° 4’ 29”O – ARACAJU/SE. O VÍDEO ART PRODUZIDO POR ZED BOIÓ, COM COREOGRAFIA DE JOHNATAN REZENDE, É O RECORTE DO CORPO DIANTE DOS RETALHOS DA CIDADE. DO LADO DE FORA, AR LIVRE? O DELÍRIO DOS ÂNGULOS NOS CANTOS ESTREITOS E QUINAS NOS MOSTRAM QUE NADA MAIS SERÁ COMO ANTES, POIS ENTRE A CIDADE E A CASA, O RIO E UMA INFESTAÇÃO DE CALAFRIOS. É ATRAVÉS DO RETRATO DE SOMBRA E LUZ QUE O FILME MULTIMIDIA EXPÕE UMA COLEÇÃO DE MOVIMENTOS E FORMAS, REVELANDO O DESLOCAMENTO DO LUGAR FAMILIAR PARA O LUGAR SUSPENSO. O DESCONHECIDO E ABSTRATO. SINCRONIZADA COM CADA DELINEADO E CONTORNO, A TRILHA SONORA ‘THE KISS’ DA BANDA CLISTER, É PARTE ESSENCIAL NA COMPOSIÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO AUDIOVISUAL. MÚSICA E ARRANJOS DE ALESSANDRO SANTANA, EXECUTADA PELA ORQUESTRA SEM FUTURO DA ASA NORTE.

    COMO CITAR O MUTHA?

    O MUTHA é uma obra artística e um projeto científico autoral de Ian Guimarães Habib. Por esse motivo, o MUTHA deve ser citado junto de sua autoria, a partir da seguinte obra:

    HABIB, Ian Guimarães. Corpos Transformacionais: a transformação corporal nas artes da cena. São Paulo: Ed. Hucitec, 2021.