NOME:
Adel Lage
LOCAL:
Porto Seguro/Salvador – BA.
LINKS:
https://www.instagram.com/adellage29
https://www.facebook.com/adellage29
https://www.facebook.com/missboana
https://www.instagram.com/casabubu.producoes
http://www.doistercos.com.br/especial-dois-tercos-amy-winehouse-nao-morreu/
BIOGRAFIA:
Adel Lage, 36 anos, é quem dá vida a Miss Boana. Graduanda do curso de Licenciatura em História – Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Nascida em Porto Seguro, interior da Bahia, teve seu primeiro contato com a arte travesti na adolescência quando conheceu a Lady Butterfly (in memoriam), que se tornou sua principal referência artística. Miss Boana, é drag queen desde 2003 quando performou a cantora portuguesa Carmen Miranda na Semana de Arte Moderna do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, no Centro de Cultura de Porto Seguro.
Em 2005, mudou-se para Salvador e retomou a sua carreira artística no bairro do São Caetano. Criadora do blog O Tablóide 24h, foi a primeira drag queen blogueira a destacar os bastidores do transformismo baiano e as suas vivências com a arte drag queen. Logo depois, interpretou a cantora britânica Amy Winehouse na Praia dos Artistas (nas barracas: Aruba e Bahamas) em 2007/2008. Já conhecida na capital baiana, surpreende novamente em 2010, dessa vez interpretando a cantora estadunidense Lady Gaga na Parada Gay da Bahia.
Em 2011, foi convidada para uma apresentação de comemoração de 2 anos do site Dois Terços no Teatro Eva Herz no Salvador Shopping. No mesmo ano, o espetáculo “Sou Transformista, Mereço Respeito” ganhou a sua primeira temporada no Theatro XVIII no Pelourinho. Miss Boana fez parte do elenco original até a última temporada do Soul Transformista em 2015 no Teatro Gregório de Mattos na Barroquinha. O roteiro também foi assinado por Adel Lage.
Desde 2019, com a criação da Casa Bubu – Casa de Resistência e Apoio à Artista Drag Queen e Travesti Em Situação de Abandono e Violência Intrafamiliar. Vem produzindo conteúdo artístico que aborda a diversidade do corpo e gênero, com o intuito de fortalecer o empoderamento nas mídias sociais para a desconstrução de estereótipos, de estigmas e dar visibilidade aos outros modelos de existir. O coletivo tem como referências artísticas: Andrezza Lamarck (in memoriam), Sfat Auermann, Fabiane Galvão, Luana Vaneska, dentre outras.
Atualmente, Adel Lage é artista travesti/drag queen, atriz, modelo, roteirista, diretora, produtora cultural, prostituta e dona da Casa Bubu.
CURRÍCULO:
- Ensaio fotográfico Amy! (2009)
- Karen Gjermundrød; artigo Especial Dois Terços: Amy Winehouse Não Morreu (2011)
- Genilson Coutinho; artigo A Arte do Disfarce (2011)
- Caderno 2 – A TARDE; vídeo clipe Santana dos Olhos d’Água (2012)
- Daniela Mercury; curta-metragem Edifício Pegacus (2014)
- Lucas Cerqueira e Gustavo Pereira; espetáculo teatral Soul Transformista (2015)
- Dois Terços; curta-metragem Na Rua Cova da Moça (2021)
- Adel Lage; curta-metragem Casulei (2021)
- Adel Lage e Hygor Balthazar.