NOME:
Neptün
LOCAL:
Rio de Janeiro, RJ
LINKS:
BIOGRAFIA:
Me chamo Vitor Neptün ou somente Neptün, tenho 21 anos, artista, trans não binarie, habitante do Andaraí, RJ. Meus trabalhos vão da pintura à performance. Tenho estudado os atravessamentos de corpos com a rua nos últimos trabalhos, através de ilustrações e pinturas busco representar os pensamentos e sensações que sinto habitando o cotidiano com a rua enquanto um corpo não-cis periférico. Atuei na cena drag do Rio por 3 anos com uma persona andrógina e tranimal, minhas performances buscavam retratar a inquietação e a provocação, tendo meu corpo como via de comunicação visual principal. Os atravessamentos que vivi em drag também fazem parte da narrativa de construção de mim mesme e de minhas obras. Em 2019/20 atuei no projeto Percursos Formativos, no Museu de Arte do Rio, onde na manifestação final fui curadore e mediadore do curso Não conformidades: performatividade de gênero e arte na cena drag, onde convidamos diversos artistas LGBTQI+ para falar sobre sua experiência com performatividades estando in/out drag.
CURRÍCULO:
- Formade pela Spectaculu – Escola de Artes e Tecnologia em 2018,
- Em Beleza no mesmo ano ganhou o concurso de talentos da escola com a performance “corpo/política e educação” um auto retrato performando em drag,
- E ainda no mesmo ano participou do Concurso – Queens O Concurso, tendo também ganho o prêmio de Melhor Performance Conceitual (2018) do ano.
- Recentemente concluiu o projeto de formação cultural e profissional Percursos Formativos, no Museu de Arte do Rio, onde no projeto final comandou o mini curso Não Conformidades: Performatividade de gênero e arte na cena drag, fruto da Ocupação Cultural – Corpo Nós.