Pular para o conteúdo
Início » GIONNI BLASPHEMY

GIONNI BLASPHEMY

    Série Blasfêmia, Objeto 1, 2019 Materiais: Caixinha de porcelana (ready-made), cera de abelha branca, cera de abelha amarela, pingente (ready-made), cabelo. Tamanho: 9,5x6,4x8,5 cm Técnica: Objeto Tridimensional / Escultura [2560x1708 px]

    NOME:

    Gionni Blasphemy

    LOCAL:

    São Paulo, SP

    LINKS:

    https://www.instagram.com/gionniblasphemy/

    https://www.instagram.com/gionniblas/

    https://www.youtube.com/@gionniblasphemy

    BIOGRAFIA:

    Sou Artista Visual, Ator e estudante de Cinema explorando temas autobiobráficos e socio-políticos principalmente através da BLASFÊMIA. Crio ações de resistência pessoal e pequenas liberdades diante de instituições que ativamente ou passivamente oprimem qualquer tipo de expressão pessoal e divergência da branco-cis-hetero-normatividade. Todos os meus trabalhos começam com performance e transformam-se em registro, escultura, desenho, fotografia, vídeo, pintura ou escrita. A blasfêmia tem muitas definições, mas em sumo é o ato de rejeitar e opor aquilo que é dito sagrado. A blasfêmia só é tida como crime quando o que é sagrado para um exerce poder autoritário sobre a lei de todes. O exercício da blasfêmia é um essencial revelador de opressão e controle teocrático no sistema socio-político no qual estamos inseridos. Diante da instituição da binariedade de gênero e associação genital-social, sou blasfêmea.

    CURRÍCULO:

    • Estudo:
    • Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2016)
    • Ator formado pelo Técnico-Profissionalizante do Teatro Escola Célia Helena (2017)
    • Estudante de Produção Televisiva e Cinematográfica no Seneca College de Toronto (Desde 2020)
    • Exposições: 2017
    • – Videoperformance Identidade Social (selfie-made) | Fresta Mostra Audiovisual – UFRG
    • – Videoperformance Identidade Social (selfie-made) | EPA – Encontro de Propostas Artísticas no Teatro-Escola Célia Helena
    • – Performance Natimorto | INCCAS – Instituto Cultural Caio Santos
    • – Performance Natimorto | EPA – Encontro de Propostas Artísticas no Teatro-Escola Célia Helena – Monólogo performático Os estranhos me chamam de moça | #HeForShe no MAM SP
    • – Monólogo performático Os estranhos me chamam de moça | EPA – Encontro de Propostas Artísticas no Teatro-Escola Célia Helena
    • 2016
    • – Instalação Exercício da liberdade num ambiente repressor | Galeria 13, Belas Artes
    • Artigo:
    • – Exercício da liberdade num ambiente repressor | Artigo sobre a obra
    • Livro de artista:
    • – Belas Falhas (Fine Failures) | Livro de artista, Sátira/crítica institucional
    • Artes Cênicas:
    • 2017
    • – Isso Não é Arte | Peça de teatro – Co-autor e ator
    • – Os Estranhos me Chamam de Moça | Autor, ator
    • 2018
    • – Pagu Gaivota | Peça de teatro – Ator
    • 2019
    • – Doc Perfil: O X da Seleção | Documentário – Ator
    • – Cromossomo @ | Curta-metragem – Ator
    • 2020
    • – Natura | Comercial – Ator
    • – Writing | Curta-metragem – Ator, cineasta
    • – Which Windows Did You Open Today? | PSA – Ator, cineasta
    • – The Short Vampire Short | Curta-metragem – Ator, cineasta

    OBRAS:

    COMO CITAR O MUTHA?

    O MUTHA é uma obra artística e um projeto científico autoral de Ian Guimarães Habib. Por esse motivo, o MUTHA deve ser citado junto de sua autoria, a partir da seguinte obra:

    HABIB, Ian Guimarães. Corpos Transformacionais: a transformação corporal nas artes da cena. São Paulo: Ed. Hucitec, 2021.