NOME:
Fervu Profanu
LOCAL:
Salvador Bahia
LINKS:
https://www.instagram.com/fervuprofanu/
https://www.instagram.com/fervuprofanu/
https://fervoprofanocus.wixsite.com/fervu
https://www.youtube.com/channel/UCrky1IRmCaTEr2na6Xog2xA
BIOGRAFIA:
Fervu Profanu é uma coletiva que surge da necessidade de celebrar e cultuar corpas não-conformadas outrora renegadas. Formada por artistas dissidentes de diferentes lugares do país – mas residindo em Salvador-BA – a grupa busca contemplar as suas existências em um grande baile de guerra que proclama pluralidades, uma forma de criar um espaço-culto seguro onde possamos nos sentir representadas e confortáveis com as nossas. Dessa forma, reivindicamos através de versículos de combate o direito de também sermos louvadas. A coletiva surgiu em 2019 com o encontro de diverses artistas do corpo e das artes visuais para a montagem de um espetáculo de rua para a disciplina de Estágio IV do Curso Profissionalizante Técnico em Dança da Escola de Dança da FUNCEB. “Fervo Universal Profano das Corpas Unidas” teve sua estreia em agosto de 2019 na Praça da Sé no Pelourinho dentro da Mostra do Coletivo Aquarela. O processo criativo da grupa se desenvolve através de investigações téorico-práticas de ritos sagrados e estratégias de enfrentamento ao sistema racista heterocispatriarcal, por meio de composições coreográficas diversas. Uma celebração para consagrar os pulsares poéticos, com o desejo de poder ser livre com seus desejos sagrados, mesclando dança, poesia, artes visuais, música, teatro e performance. Tudo isso envolvido com geladinho, pirulito e alfazema.
CURRÍCULO:
- O espetáculo “Fervo Universal Profano das Corpas Unidas” teve sua estreia em agosto de 2019 na Praça da Sé no Pelourinho dentro da Mostra do Coletivo Aquarela.
- Houve também outras apresentações nas praças do Campo Grande e do bairro 2 de Julho, também no Largo da Mariquita no Rio Vermelho e na Casa Charriot no bairro do Comércio.
- Ainda em 2019, participaram do I Seminário de Dança e Diversidade – Desmonte, apresentando suas profanidades dançantes num cortejo da Praça das Artes até a Escola de Dança da UFBA.
- Em 2020, em pandemia e quarentena, surge a “Mostra Consagradas.com.br”, uma mostra virtual com curtas das pessoas que integram a coletiva exibidas na plataforma IGTV do Instagram.