NOME:
abstrat0
LOCAL:
Itatiba – São Paulo
LINKS:
https://www.instagram.com/abstrat0
BIOGRAFIA:
Meu nome é Eduardo Leite, nascide em Itatiba, interior do estado de São Paulo. Tenho 23 anos, sou artista visual independente, sou uma corpa non-binárie e utilizo os pronomes ele/dele elu/delu ela/dela.
Comecei a trabalhar com arte sem saber que se projetaria em uma forma de trabalho num futuro agora presente, o início foi cedo, quando eu tinha 14 anos de idade e já participava de projetos artísticos na rede pública, em projetos solo de fotografia amadora e em desenhos. Tenho, desde então, uma energia que me molda e move pela arte e por arte, exclusivamente, por também estar imersa em um segmento artístico muito pessoal, sensorial e sentimental. Coloco minha identidade artística e nome artístico como abstrat0 pois acredito na potência do movimento abstrato e suas técnicas aperfeiçoadas com o tempo ao movimento artístico atual contemporâneo e também por enxergar a coexistência de corpas e histórias reais de forma abstrata, dissolvida e sentimental.
Gostaria de compartilhar um texto que criei para um projeto que abrange muito da minha história com arte.
Título: Introdução à imersão.
Quando eu comecei na arte, não sabia ao certo o que seria. Aquele mundo era distante e por mais longe que estivesse no horizonte continuava a me fascinar, chegava a acreditar que existisse um futuro no meio artístico, mas hoje sei que é difícil. Num momento, eu senti uma válvula de escape no meu ser maior do que eu mesma e que veio até mim após a morte de um amigo. Esse amigo sempre me encorajava para seguir além e sempre adiante com meus objetivos e sonhos, fossem eles concretos ou abstratos demais no momento ali presente neste passado não dão distante. Ele se chama Flávio, a quem dediquei um projeto intitulado de “Borrões e linhas”, assim como a saudade, a força, a abstração na memória de vivenciar momentos passados com ele.
Anos depois, após seu falecimento e com essa energia presente até os dias atuais e futuros à esse texto eu fiquei com a saudade, palavra da língua portuguesa que existe com diversos propósitos, mas para mim com o propósito de me fazer lembrar do significado de existência, do sentir.
Agora existe uma fascinação pela arte e, a partir deste momento singular uma imagem surgiu, um mundo onde sentimentos podem explodir, vagar em orbitas existenciais, se engolir como desejo e tempo, tudo na sua própria existência através da força gravitacional que considero essência do existir. E então nasceu essa extensão emergencial onde fui preenchida pela arte para um mundo de borrões e linhas, sentimentos e existência, onde o concreto não tem forma e a abstração se faz presente.
Me ofereci para o meu próprio anseio e entrego boa parte do que sou para o além de mim e continuo a me oferecer para um eu que ainda não conheço para ser esse todo e em conjunto, Abstrat0.
CURRÍCULO:
- Meu nome é Eduardo Moura Leite Pereira, tenho 23 anos e sou de Itatiba, interior de São Paulo.
- Trabalhei nos setores de Audiovisual, Fotografia, Desenho, Artes Cênicas, Dança, Backstage e Projetos de Arte em geral.
- Projeto Permita-Ser. ITATIBA – SP. Fotografia, direção e seleção de integrantes.
- Kinisi Festival de Dança. ITATIBA – SP Backstage, Audiovisual e Coordenação.
- Parada LGBTTQIA+ de Itatiba. ITATIBA – SP Identidade visual e coordenação.
- Fotografia. ITATIBA – SP Fotografia inicial, amadora e de cunho artístico visual.
- Companhia de Teatro CAEC Itatiba. Itatiba – SP Artes cênicas, co-direção e coordenação.
- Projeto “GUARDAREMOS NA MEMÓRIA” ITATIBA – SP Fotografia, edição e mídia social.
- Projeto Fanzine Borrões e linhas. Criação de identidade visual, edição, produção de material, distribuição, mídia social, artes gráficas e manuais, autoral. (Projeto finalizado e em comercialização.)
- Projeto “Lonely, 2021 Odissey” Itatiba – SP, São Paulo – SP, Campinas – SP. Criação de identidade visual, produção, artes gráficas, edição, mídia social e distribuição. (Projeto ainda em andamento.)
- Projetos em colaboração:
- “AONDE ESTOU AGORA?” mixtape. Autoria: FEFA, BRISALICIA. Participação em “O Caminho da Cura”. Piano, voz, construção, edição e mídia digital.
- “MIRA – Jasper e a Gana.” Videoclipe. Autoria: Jasper e a Gana. Participação visual no videoclipe de Mira. Dança e gravação.
- Identidade visual dos singles em “AONDE ESTOU AGORA?” Mixtape. Autoria: FEFA, BRISALICIA. Participação nas Capas dos singles para comercialização e distribuição digital. Criação de conceito, Desenho, edição e renderização.
- Fotografia. Fotógrafo: Stephen Alexander Slater. Participação como auxiliar de fotografia em diversos projetos e assistente de modelagem.
- Artistas visuais itatibenses. Edital de autoria: Stephen Alexander Slater. Participação em vivência artística, desenho, história e audiovisual. Participantes: Marcela Ischcava, Neyllor Paiva, Thaynara, Stephen Alexander Slater, Simonal, Eduardo Moura.
- “Arte é arte.” Edital de autoria: Neyllor Paiva e Eduardo Moura. Participação em audiovisual, enredo, vivência artística e desenho.
- Identidade visual. Artistas que auxílio em carreira para identidade visual em diversos nichos: •
- Fefa: diretor artístico, edição, criação de conceito musical, criação de conceito visual, criação de conceito para mídia social e auxiliar em produção.
- “Zoológico vivo” vídeo-perfomance. Autoria: Fefa. Origem: criação para o festival “Acuenda Cabaré.” Participação em Direção artística.