Pular para o conteúdo
Início » BEE BARROS

BEE BARROS

    NOME:

    Bee Barros

    LOCAL:

    Recife, PE e moro em Lisboa

    LINKS:

    https://barrosbee.wixsite.com/design

    https://www.instagram.com/beeebarros?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

    BIOGRAFIA:

    Meu nome é Bee, sou designer de formação, e artista desde que me entendo por gente. Sempre desenhei e construí coisas com tudo que tinha ao meu alcance, me tornando assim uma espécie de gambiartista. Ao entrar no curso de design aprendi a construir coisas também virtualmente, o que depois me possibilitou conhecer a área da fabricação digital, o que expandiu ainda mais minhas possibilidades e experiências artísticas. Também tive algumas experiências com criação e construção de objetos de cena, cenário e figurinos para teatro, que desde a minha infância sempre esteve muito presente. A fotografia surgiu inicialmente como uma ferramenta para registro dos meus trabalhos de design de produto, mas logo mergulhei nessa área registrando as coisas através da minha visão.

    Após me entender e assumir como pessoa não binária, muitos trabalhos pessoais se voltaram para a temática do corpo transdissidente, já que isso se tornou constante na minha vida. Há dois anos me mudei para Portugal, em decorrência de situações de perigo que sofri após a ascenção ao poder de Bolsonaro, o que tornou as possibilidades da minha produção artística física um pouco mais limitada, então comecei a explorar mais a fotografia, a gambiarra, e as possibilidades de arte no computador, com vídeo colagens, e também conhecendo o mundo de VJ.

    CURRÍCULO:

    • Eu me formei em Design pela UFPE em 2016,
    • Inicialmente estudei design gráfico, estagiando em agências e diversas empresas, e me dediquei ao design de produto após meu intercâmbio na Parsons em Nova Iorque, em 2014-2015.
    • Lá estagiei no Jerard Studio, que produz objetos de cena para filmes e peças de teatro, e também para a Broadway.
    • Fiz coisas para as tartarugas ninja, Pequena sereia, Hamilton, entre outros.
    • Lá também fiz um curso rápido de fotografia a fim de entender o básico para me desenvolver também nessa área.
    • Ao voltar para Recife, ainda trabalhei com Óperas dentro do departamento de Música da UFPE, e cheguei a fazer Livros e CDs com artistas locais.
    • Após me formar, trabalhei no Fab Lab Recife, desenvolvendo projetos com Fabricação digital e dando aulas de tecnologia.
    • Nunca fiz exposições ou me inscrevi em concursos porque demorei muito a valorizar meu trabalho como artista, falhando tanto no registro quanto na divulgação.

    OBRAS:

    COMO CITAR O MUTHA?

    O MUTHA é uma obra artística e um projeto científico autoral de Ian Guimarães Habib. Por esse motivo, o MUTHA deve ser citado junto de sua autoria, a partir da seguinte obra:

    HABIB, Ian Guimarães. Corpos Transformacionais: a transformação corporal nas artes da cena. São Paulo: Ed. Hucitec, 2021.