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HTADHIRUA

    NOME:

    htadhirua

    LOCAL:

    Ananindeua – PA

    LINKS:

    https://onlyfans.com/dixxtrava/media

    https://onedrive.live.com/edit?id=970B8D7EC8EE15A3!2527&resid=970B8D7EC8EE15A3!2527&ithint=file%2cdocx&authkey=!AKIg0tjxVBMaSr0&wdo=2&cid=970b8d7ec8ee15a3

    https://www.instagram.com/htadhirua?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

    https://drive.google.com/drive/folders/1gpD_SkvAAN_rrV4EOzGtOdGa-Y5B4GGx?usp=sharing

    BIOGRAFIA:

    Nem homem nem mulher; Attews Shamaxy ou htadhirua, é Debochanty de cistemas de opressões, se identifica como Travesty Não Binária, Caboca e Preta. Reside atualmente na sua cidade natal Ananindeua no Pará, uma das cidades mais violentas do país para corpos que transitam feminilidade. Constantemente ameaçada de morte e anulada socialmente por causa de suas narrativas, ela dilata as noções binárias de arte, educação, trabalho e etnia.

    Arteira: inventora de arteatrake; bruja criadora de portais e profecias na imagem. Atua como dançarina, pesquisadora de corpo e professora de dança, revelando mistérios de colonidades para instigar novas tecnologias de corpo e expressões. Emaranhada em várias linguagens artísticas, serve-se da Performance para tensionar e friccionar. Também é escrytora, transformando suas dores e violências em Escryturas Sagradas e Palavras Travétikas. Desenvolve ebó Pornô Deculonial. Produz eventos com temáticas raciais e de gênero. Apronta arte com Moda e Maquiagem como apontamentos de incômodos, e desenvolve um centro/house de acolhimento TLGBI+ na sua cidade.

    Meus objetivos artísticos se entrelaçam em minhas micropolíticas, refletir as prisões de gêneros que me trancafiaram, as crises que me foram inevitáveis viver para poder me reencontrar, e como está sendo viver traviarcada numa sociedade cistematica, num fazer de arte que não é dança, nem teatro, nem performance, nem música, nem desenho etc. Mas uma modelagem a partir da necessidade de comunicação, de causa, de chance de mudança e transformação do mundo.

    CURRÍCULO:

    Formação 

    • Licenciatura em Dança – Universidade Federal do Pará (cursando)  
    • Mobilidade Acadêmica em Dança – UFBA (1 ano)  
    • Informática Básica – Charles Informática (4 meses)  
    • Fundamentos da Administração – Proativa do Pará (1 ano e 2 meses).  
    • Sistema de Capacitação Profissional – CEDASPY (20 meses)  
    • Curso de inglês – UFPA (nível 4)  
    • Curso de Alemão – UFPA (nível 1)  
    • Inglês Completo – English Booster Online (1 ano)  
    • Psicologia da Educação – Prime Cursos  
    • Noções de Psicologia da Aprendizagem – Prime Cursos  
    • Noções Básicas em Psicodança – WR Educacional  

    Experiências 

    • Professora de Dança de Louvor – IEQ (2009 – 2012)  
    • Professora de Teatro – IEQ (2011 – 2012)  
    • Bailarina na Companhia De Dança Mecânica Do Corpo (2009 – 2015)  
    • Intérprete Criadora no Grupo Coreográfico da UFPA (2014)  
    • Professora de Dança Contemporânea – Studio Ballet Imperial (2016 – 2018)  
    • Diretora, Produtora, Djeia – VIMES Produtora (2017 – 2018)  
    • Colaboradora e Instrutora de Dança – Projeto Dance e Recrie o Mundo (2017 –  2019)  
    • Bailarina Ziriguidum – Grupo de Dança Contemporânea da UFBA (2018)  
    • Fazedora de Dança – Coletive Umdenós (2016 – 2018)  
    • Oficina Corpo Árvore – Curro Velho (2019)  
    • Dançaterapeuta – Nagambi (2020)  
    • Prêmio Aldir Blanc Dança – SECULT (2020) 
    • Prêmio Aldir Blanc Teatro – SECELJ (2020) 

    Cursos e Oficinas  

    • Participante de Projetos de Pesquisa e Extensão em Dança (ETDUFPA)  
    • Participou do XIX FIDA (2012)  
    • Participou do Dança Para Festival (2013, 2014, 2015).  
    • Participou do Belém Dance Festival (2013 e 2015)  
    • Workshop de Dança Contemporânea – Profª Drª Ana Botoso  
    • Workshop de Dança Moderna e Contemporânea – Profª Mariana Moraes Cia  Lamondance (Vancouver, Canadá)
    • Workshop de Dança Contemporânea – Profº Amarildo Cassiano  
    • Workshop de Dança Contemporânea –  Dança Para 2015  
    • Workshop de Composição Coreográfica –  Profº Orlando Dantas  
    • Oficina “Dança como Estética da Existência” – Profª Rosângela Colares  
    • Oficina “Método Feldenkrais – Consciência pelo Movimento” (ETDUFPA)  
    • Participou do VII Seminário de Pesquisa em Dança – Dança e Educação  Somática (2014)  
    • Workshop A Escuta do Corpo: Técnica Klauss Vianna – Profª Jussara Miller • Ministrou a Oficina “Caminhos da Dança Contemporânea para Sentimento,  Intenção e Motivo” como parte da programação da Semana Acadêmica de Licenciatura e Técnicos em Dança – 2015 (ETDUFPA)   
    • Participou do VIII Seminário de Pesquisa em Dança – Formar para quê? A dança no cenário político brasileiro (2015)  
    • Palestrante na Mesa “Corpos Não Homens Cis” – II Convenção Themonias (PA) 2020  
    • Palestrante na Roda de Conversa “2020 ano regido pelas travestis: lutas e estratégias contra o patriarcado e transfeminicídio” – CARNAGAMBI 2020  
    • Live tô survive. Daninhas Penumbral – Live Performance, Instagram @flordemurure (2020) 
    • Transfeminilidades Possíveis – Live @transamazonies (2020) 
    • Vidas Pretas Transvestigêneres Importam – Live @transamazonies  
    • Ancestralidades e Identidades Amazonidas Insurgentes – Live YouTube DasLiliths (2020) 
    • Cura Travesty em Meio às Pandemias Sociais – Live @Taka.night  

    Produções  

    • Exposição Pública de Dança “Fiz Pra Você” – CENA NA 5 (2014)  
    • “Resultado de pesquisa em Dança – Dança em vida” – Comemoração ao dia Internacional da Dança 2015 (UFPA)  
    • Magic Island – VIMES Produtora   
    • TOCOU, DANÇOU – VIMES Produtora   
    • “3/4” – Coletive Umdenós  
    • “Ânima Trama” – Coletive Umdenós  
    • “Acabei Indo” – ETDUFPA  
    • Culto aberrassaum – Salvador   
    • Procexo de Revolta – UFBA   
    • Xiba Égua – Coletivo das Liliths (BA)  
    • Experimentação Artística com os alunos da Oficina Corpo Árvore – Curro Velho (2019)  
    • Ih solamento & 40teldry – TEXTO (2020) 
    • Não espere os Et’s se pronunciarem para aceitar suas estranhezas – TEXTO (2020) 
    • Aberrassaum – Série DIXXTRAVA (2020) 
    • tr@n$ar | f>D€r | G0z♡r – Série DIXXTRAVA (2020) 
    • quem tem que morrer – Série DIXXTRAVA (2020) 
    • JUNTANDO OS CORPOS MORTOS NO MEU CORPO – Agora Antígona (2020) 
    • Performance no Luau das Cores em Cotijuba – Tribus Bar (2020) 
    • Preta Yaya – AFRONTA (2020) 
    • Corpo Comida 2020 – Série de Foto Performance, Foto Colagem, Lambe (2020) 
    • CORPO COMIDA 2020 – Exposição Latinidades Amefricanas (2021)

    OBRAS:

    COMO CITAR O MUTHA?

    O MUTHA é uma obra artística e um projeto científico autoral de Ian Guimarães Habib. Por esse motivo, o MUTHA deve ser citado junto de sua autoria, a partir da seguinte obra:

    HABIB, Ian Guimarães. Corpos Transformacionais: a transformação corporal nas artes da cena. São Paulo: Ed. Hucitec, 2021.